/// Notícias

Pontos MIS realiza oficina de fotografia no Cine Santana

A oficina aborda a fotografia documental e as diferentes formas de se narrar uma história. / Foto: Divulgação

Pontos MIS realiza oficina de fotografia no Cine Santana


03.07.2023
Nesta quinta (6), às 18h, a fotógrafa Natália Tonda vai ministrar a oficina gratuita "O que eu Olho me Move”, no Cine Santana, zona norte de São José dos Campos, voltada para maiores de 16 anos. O encontro é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceira com o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som).

Para participar é necessário se inscrever pelo aplicativo São José Viva - há um limite de 30 vagas.

A fotografia será vista como um registro de memória, de afeto, como um documento que conta uma história. A oficina vai abordar alguns nomes da fotografia documental e suas formas de narrar histórias diversas, o que motiva cada olhar, estimulando o participante a observar e encontrar uma linha narrativa em seu cotidiano e expandir seus olhares artísticos.

Natália Tonda realiza oficinas de fotografia analógica e digital, é professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS. Trabalhou como fotógrafa da 29° Bienal de Artes de São Paulo, na produção cultural da exposição "Em nome dos Artistas" – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. 

A fotógrafa destaca que os alunos irão se deparar com um momento de troca, "busco nessa oficina mostrar diversos artistas, com suas histórias e caminhos diversos, e que, de alguma maneira, acabam se conectando com nossos próprios caminhos”.

Atualmente, Natália ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer, produtora cultural e assessora em projetos fotográficos. "Sempre que registramos, como forma de registro afetivo, estamos definindo um momento e isso é muito potente, um único ensaio por reverberar por dias, seja por incômodo, identificação ou sensibilização. É uma forma de memória que nos toca, nos move, nos emociona. É o que cria um novo significado na nossa memória”.

Quinta (6), às 18h
Oficina de fotografia "O que eu Olho me Move”, Natália Tonda

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .